. 18º Congresso Abraji Casos | Bastidores | Pesquisas

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo realiza congresso internacional para debater as mudanças políticas, sociais e tecnológicas que impactam a imprensa, seus profissionais e a democracia no planeta

Um dos encontros de jornalismo mais importantes da América Latina chega à 18ª edição com mais de 100 atividades presenciais e remotas que tratam de temas relevantes sobre o cenário e o futuro da profissão ao redor do mundo. São esperados cerca de 4 mil profissionais de diferentes continentes nos quatro dias de programação. Parte das atividades poderá ser acompanhada pela internet.

Fiel à tradição de quase duas décadas, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) promove o 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo entre 29 de junho e 2 de julho, de maneira híbrida, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo.

O evento vai debater o impacto da inteligência artificial na comunicação, as complexidades da política no Brasil e no exterior, os bastidores de reportagens investigativas sobre direitos humanos, meio ambiente, violência, corrupção e outros assuntos que ganharam atenção no último ano. As discussões sobre projetos inovadores e técnicas de apuração também são destaques da programação.

Convidados nacionais e internacionais formam a programação do Congresso e do Domingo de Dados – que neste ano chega à 5ª edição. Além disso, acadêmicos apresentarão seus estudos no X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo.

Homenagem

Caco Barcellos será o grande homenageado deste ano. Repórter da TV Globo com cinco décadas de carreira, mentor de jovens repórteres, ex-correspondente internacional, autor de best-sellers que marcaram a história da profissão, Caco criou banco de dados, técnicas de investigação inovadoras, pilotou apurações exaustivas, ressignificou o telejornalismo e trouxe à tona informações que revelaram abusos cometidos pelas forças de segurança no país. A cerimônia de premiação será na tarde do dia 29 e inclui a exibição de um documentário autobiográfico.

Convidados especiais

A organização do evento já anunciou os painelistas convidados. A norte-americana Sally Lehrman, fundadora do Trust Project, participa da sessão que discute como transparência e credibilidade são fatores essenciais para a sobrevivência dos veículos. Além dela, a colombiana Nathaly Espitia Díaz, Chefe de Programas da Internews para América Latina, dará dicas de segurança digital para jornalistas.

Angélica Cárcamo, presidente da Associação de Jornalistas de El Salvador e integrante de uma rede de profissionais da América Central, fala da política de perseguição à imprensa capitaneada pelo presidente Nayib Bukele. Nelly Luna Amancio, peruana e diretora do Ojo Público, conversa com colegas brasileiras sobre como o jornalismo independente e local pode pautar novas narrativas sobre a Amazônia.

Gisela Pérez, do Investigative Reporting Program da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, se integra à oficina que apresenta técnicas e ferramentas de OSINT para encontrar informações e dados sobre pessoas que participaram de atentados.

Também na direção de reportagens realizadas com auxílio de computador, o evento deste ano incorporou ao time de especialistas brasileiros e internacionais dois nomes de peso. O uruguaio Gabriel Farías, do Amenaza Roboto, um dos vencedores do Sigma Awards de 2023, vai mostrar o trabalho que analisou bancos de dados sobre a linha de inundação na costa de Montevidéu; enquanto o mexicano Eduard Martin-Borregón falará da sua plataforma para criar gráficos, a DataSketch.

O 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo da ESPM. Pelo 13º ano consecutivo, a cobertura oficial colaborativa do Congresso estará disponível no  blog da Redação-laboratório do Projeto Repórter do Futuro. Esta atividade de formação conta com o apoio institucional da UNESCO  – Escritório de Montevideo.  Saiba mais.      

Serviço

18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji

Data: De 29 de junho a 2 de julho de 2023

Local: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Campus Álvaro Alvim, São Paulo, Brasil

Mais informações:  www.abraji.org.br

0 comentário em “Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo realiza congresso internacional para debater as mudanças políticas, sociais e tecnológicas que impactam a imprensa, seus profissionais e a democracia no planeta

Deixe um comentário